domingo, 21 de junho de 2009

ELÍSIO MACAMO

BIOGRAFIA

Elísio Macamo nasceu em Xai-Xai, na província de Gaza. Fez o Instituo Médio de Línguas em Maputo e completou a sua formação em Tradução e Interpretação em Inglaterra, onde se formou em Sociologia.

Doutorado em Sociologoia e Antropologia na Universidade de Bayreuth na Alemanha, em 1997, onde trabalha como Docente e Investigador na área de Sociologia do Desenvovimento. Tem várias colectâneas de artigos publicados em jornais.

Elísio Macamo vive no estangeiro há vários anos, mas sempre esteve e está em contacto com o seu berço, quer através da comunicação com familiares e amigos quer através da leitura atenta de jornais nacionais com circulação no estangeiro. Mais ainda, nos últimos tempos tem estado regularmente no país, na qualidade de investigador.
Publica regularmente na imprensa moçambicana, particularmente no jornal diário «Notícias». Publicou livros e artigos nas áreas da sociologia do risco, da política, da religião, do trabalho e do conhecimento.

Pode visitar seu blog através deste link.

____________________________________________________________
PLANÍCIE SEM FIM

 O nosso país é um desafio constante. Desafiano-nos a compreendê-lo em toda a sua complexidade. Não é coisa fácil, sobretudo quando se parte  do pressuposto sugundo o qual tudo seria simples. Mas não ser simples também não é ser impenetrável. O país desafia-nos a usar a nossa imaginação e fantasia na procura da melhor forma de formular os seus problemas. É  nessa procura que constatamos que planícies são coisas vastas.  O que o nosso olho vê não é tudo. Mas cada assunto que trazemos à superfície, ou melhor ainda, cada assunto que trazemos à discussão lá na sombra do canhoeiro constitui um novo ponto a partir do qual podemos alargar o nosso campo de visão.
(...) Da Comunidade Presbeteriana de Chicumbane bem como da Aldeia Comunal Patrice Lumumba recebi um presente inestimável e não há maneira de eu o retribuir. Tenho tentado através de um compromisso sério, é o que eu pelo menos penso, com uma reflexão isenta e crítica sobre a nossa realidade social.

                                                               Elísio Macamo



___________________________________________________________

TREPAR O PAÍS PELOS RAMOS

Na opinião do sociólogo e escritor radicado na Alemanha, onde igualmente é professor, o titulo Trepar o País Pelos Ramos, é um ditado changana que, chama atenção para o facto de que « é preciso trapar uma árvore pelo tronco e não pelo ramo», ou melhor, algumas formas que alguns moçambicanos usam para pensar o país, levam a começar por onde não se devia, «directamente para os ramos».


Acima de tudo, Elísio Macamo, procurou na obra, levar a sociedade a uma reflexão séria sobre os problemas que aponquentam o povo moçambicano e quiçá, através desta obra, tenta transmitir o que são as suas preocupações.

(...) Para Elísio Macamo, «é dever de um académico chamar atenção às pessoas para o facto de que é possível pensar as coisas de outra maneira», pois «os moçambicanos estão sempre a produzir problemas e devem ser eles mesmo a encontrar soluções para esses problemas».

Ver fonte do artigo clicando aqui.

_________________________________________________

ABECEDÁRIO DA NOSSA DEPENDÊNCIA

Nos últimos vinte anos, sob a influência da nossa dependência crescente da caridade internacional, perdemos o hábito de descrever o nosso País, os nossos receios, problemas e, sobretudo, os nossos sonhos com as nossas próprias palavras. Sucumbimos quase sem nenhuma ponta de resistência ao poder sedutor do altruísmo dos outros para dar sentido à nossa.
















Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails