terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CHILENDELA MACONDE FOI RISCADA DO MAPA

O Natal de 98 aproxima-se.
Olhava em redor e, indeferente, via as pessoas a passarem com presentes e cabazes.

Não me apetecia fazer nada, absolutamente nada, o meu ventre crescia, crescia e com ele a incerteza. «Será que aquilo que evoluía dentro de mim era mesmo gente?»

A agústia, o temor de não resistir ao parto e o medo de deixar filhos orfãos funcionaram como catalisadores. Peguei numa esferográfica e pus-me a rabiscar.

Cada noite que passava uma nova ideia florescia e assim fazia-se a gestação do «Chilendela maconde foi riscada do mapa».

Em Março deu-se o milagre: Cananau nasceu  e o livro terminou.

«Chilendela maconde foi riscada do mapa» foi, portanto, o fruto da imaginação de uma gestante, temperado com episódios reais de uma epóca colonial na zona norte de Moçambique, salteado também com alguma inspiração em livros de antropologia.



BIOGRAFIA

Felizmina Walters Velho nasceu no dia 13 de Abril de 1965, na cidade de Nampula. Passou a infância na sua terra natal, onde concluiu o ensino primário e secundário.

Em 1982 partiu para a cidade de Maputo, tendo feito o professorado na Faculdade de Educação na Universidade Eduardo Mondlane. Em 1994 terminou a licenciatura em Linguística, também na Universidade Eduardo Mondlane.

Iniciou a sua actividade literária em l989, sob o pseudónimo de «Tininha», publicou poemas na Página Juvenil do Notícias.

No ano de 2000, a Editora Ndjira, através da Colecção Muana, lançou quatro livros de contos, nomeadamente:
- A Menina de Barro;
- O Professor Gato e os Seus Alunos;
- O Gato e o Milhafre;
- O Cágado e o Pombo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails