terça-feira, 6 de abril de 2010

COLECÇÃO «O ESSENCIAL SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA»

_____________________________________________________
O ESSENCIAL SOBRE CRIOULOS DE BASE PORTUGUESA
Na nossa comunidade, muitas são as certezas, por vezes contraditórias, sobre o que é um crioulo. Mas, apesar de o estudo científico destas línguas (de que o filósofo português Adolfo Coelho foi um dos pioneiros) remotar ao século XIX, ainda hoje os linguistas dificilmente convergem na definição do conceito.
O Essencial sobre CRIOULOS DE BASE PORTUGUESA discutem-se os usos vulgares do termo e as principais perspectivas da investigação sobre os crioulos, encarados estes como línguas autónomas, resultantes de uma forma muito especial de contacto sociolinguístico.
Para que o leitor possa ter uma ideia do que afinal é um crioulo e das suas principais características, dão-se exemplos de múltiplos crioulos existentes no mundo: de base europeia (não só portuguesa mas também francesa, inglesa, neerlandesa...) e não europeia.
São, no entanto, os crioulos de base portuguesa que ocupam o lugar principal deste livro: desde os africanos (em Cabo Verde, na Guiné- Bissau e S. Tomé e Príncipe) aos asiáticos (como o de Korlai, na Índia, e o Papia Kristang de Malaca), alguns com grande vitalildade, outros em perigo de extinção ou mesmo já extintos.
Nos últimos capítulos do livro faz-se ainda um reflexão sobre o futuro das línguas crioulas e sobre a sua importância para a compreensão mais geral da linguagem humana.
-------------------------------------------------------------------------
O Essencial Sobre Crioulos de Base Portuguesa
1.ª edição, 2006.
Dulce Pereira.
_____________________________________________________
O ESSENCIAL SOBRE A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS

O Essencial sobre a HISTÓRIA DO PORTUGUÊS tem por objectivo descrever a formação histórica da língua portuguesa: das origens latinas aos primeiros textos escritos em Português, do Português Antigo à elaboração do Português Clássico e Moderno.
Como era a língua portuguesa no tempo dos nossos primeiros reis? Como evoluiu e se converteu em idioma nacional? Para compreender o Português actual olhemos para o passado, percorrendo a história de uma antiga unidade galego-portuguesa que se tornou independente, se virou para o mar e, transcendendo a dimensão europeia, se transformou em elo entre povos, culturas e nações.
------------------------------------------------------------
O Essencial Sobre a História do Português
1.ª edição, 2006.
Esperança Cardeira.

______________________________________________________
O ESSENCIAL SOBRE LINGUÍSTICA



A reflexão sobre as línguas vem de há muito tempo, mas a linguística é uma ciência recente, pouco divulgada e mal conhecida. Ainda menos conhecida é a actividade dos linguistas.
O Essencial sobre LINGUÍSTICA procura responder perguntas do público não especialista acerca da naturaza desta disciplina e da sua relação com o estudo da linguagem e das línguas. Com este objectivo, discute-se o que caracteriza uma língua e a sua variação e apresentam-se os primeiros marcos históricos da refexão sobre as línguas, da invenção da escrita às teorias linguísticas actuais. As várias áreas que a linguística abrange são descritas e ilustradas com exemplos concretos do Português, chamado-se frequentemente a atenção para as diferenças entre as variedades portuguesa e brasileira. Este volume termina com a descrição dos instrumentos de que serve a análise linguística e a caracterização da especificidade do trabalho dos linguistas, que muitas vezes é erradamente interpretado.
---------------------------------------------
O Essencial Sobre Linguística
1.ª edição, 2006.
Maria Helena Mira Mateus
Alina Villalva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails