terça-feira, 6 de abril de 2010

AQUINO DE BRAGANÇA - Batalhas ganhas, sonhos a continuar

Aquino de Bragança nasceu no dia 06 de Abril de 1924, na aldeia de S. Salvador do Mundo, em Badém, Goa. Chegou a Moçambique em 1948. Mas pela discriminação racial parte para Portugal e de seguida para França. Em Grenoble e Paris floresciam os debates acalorados nos anos 50. Aquino conviveu com estudantes, políticos, jornalistas, intelectuais, filósofos, amadurecendo os ideias de liberdade dos povos colonizados. Aquino de Bragança chegou a ser mais tarde confidente indispensável dos principais dirigentes políticos das ex-colonias portuguesas, como Eduardo Mondlane, Agostinho Neto e Amílcar Cabral.
Até a data da sua morte Aquino de Bragança mantinha os cargos de Conselheiro do Presidente Samora Machel e também de Director do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane.

Segundo Sílvia Bragança, autora e viúva de Aquino, esta obra é antes um conjunto de pensamentos, palavras dispersas, ideias e memórias.

Para o prefaciador Luís Filipe Pereira, a publicação desta obra «é ainda uma homenagem justa a todos os combatentes das lutas de libertação e a todos que, no pós-independência, deram o seu melhor contibuto para a construção de um novo país».

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails