terça-feira, 6 de abril de 2010

MAIS UM PRÉMIO PARA TERRA SONÂMBULA E MIA COUTO EDITADO NO MÉXICO


MAIS UM PRÉMIO PARA TERRA SONÂMBULA

O Filme Terra Sonâmbula de Teresa Prata foi, de novo, premiado em festivais internacionais de cinema. Desta vez, o filme que é uma adaptação do romance do moçambicano Mia Couto, foi duplamente premiado no 4° Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino in Curitiba, Brasil. O filme recebeu o prémio do Melhor Filme e do melhor roteiro.

No evento cinematográfico concorreram seis longas-metragens brasileiras e cinco provenientes de Itália, Moçambique, México, Bolívia e Argentina.

De acordo com a cineasta, o filme premiado já tem distribuidor no Brasil (Panda Filmes) e será exibido em breve nos cinemas do país.

O filme já se apresentou em mais de 20 festivais internacionais e recebeu o prémio FIPRESCI para o melhor filme da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Kerala, Índia), o prémio de melhor realizador (Festival Internacional de Cinema de Pune, Índia), prémio da Lusofonia do Famafest, prémio do festival SIGNIS (Milão), prémio do público e menção honrosa da Amnistia Internacional (Indie Lisboa) e prémio de melhor argumento (Bursa, Turquia).

Terra Sonâmbula passou entretanto pelas salas de cinema da África do Sul e Moçambique, e participou em festivais de cinema de Montreal, Rio de Janeiro, Mannheim, Teerã, Londres, Copenhague, Varsóvia, Zanzibar, Granada, Melbourne, Amesterdão, Harare, Oslo e Cartago.

Em Janeiro deste ano o filme abriu a mostra Global Lens 2009, evento com uma dezena de filmes que ocorreu no Museu of Modern Art de Nova York (MOMA), e seguiu depois para exibição em mais 35 cidades norte-americanas, distribuído pela The Global Film Iniciative.

A película recebeu também elogiosas referências de prestigiados órgãos de informação, como o New York Times.

Há duas semanas atrás, o mesmo filme foi posto à venda no Reino Unido em DVD, com o título Sleepwalking Land e a chancela da HB Films.


Recorde-se que um outro romance de Mia Couto, O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO, foi objecto de transposição cinematográfica pelo realizador moçambicano João Ribeiro, prevendo-se para breve a sua estreia internacional.                                     


______________________________________________

______________________________________________
                                                    

   MIA COUTO EDITADO NO MÉXICO


O livro VENENOS DE DEUS REMÉDIOS DO DIABO será editado brevemente no México, na prestigiada editora Almadia.
Pela primeira vez, um autor moçambicano é publicado naquele país da América Latina. Com esta publicação no México, a lista de edições de Mia Couto em países estrangeiros aumenta para vinte quatro.

Já antes, Mia Couto havia sido editado na Argentina e no Chile. Na Espanha o autor já publicou vários romances e livros de contos. Neste mês será publicada em Barcelona a tradução do romance O OUTRO PÉ DA SEREIA.








Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails