sábado, 1 de janeiro de 2011

O QUE NOS DIZEM CERTOS ANIMAIS



«Ler a obra de Alberto Viegas é uma experiência gratificante. É fácil deixarmo-nos embalar pela fala dos animais, pelo diálogo entre os órgãos do corpo humano. As histórias transcedem o real que nos cerca, rementendo-nos quase sempre para a dimensão onírica. As fábulas transportam consigo a magia da infância, fazendo-nos prisioneiros da utopia.
Este livro põe-nos em confronto com narrativas sobre animais que o vulgo usa mas não para falar de animais. As histórias são elevadas à categoria de pretexto. Através delas, aflora-se a natureza humana, discutem-se os costumes, restaura-se a moral, reabilita-se comportamentos.»
in Prefácio de Daniel da Costa
Alberto Veigas nasceu em Kharau, Distrito de Cuamba, Província do Niassa, a 10 de Julho de 1927. Em 1950 tirou o curso de Professores Indígenas, em Nampula e começou a leccionar em Mossuril e Lunga. Entre 1975 e 1984 leccionou no Curso de Formação de Professores Primários em Nampula. Em 1987 completou o Curso de História e Geografia no Instituto Médio aos 60 anos. Este é o seu segundo livro de contos sobre animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails