terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PEDRO MUIAMBO

___________________________________________________________

BESTIÁRIO

«Histórias curtas e condensadas, retalhos do nosso quotidiano, os «vinte e seis escritos de humor e sátira» apontam, ab initio, para um universo metaforicamente habitado por bestas, alertam para a feição animalesca de algum comportamento humano.
Neste bestiário, o leitor ver-se-á confrontado com alguns temas da nossa actualidade moçambicana: a bestialização do homem, a insanidade, a torpeza, a estupidez, a corrupção e a indiferença que inundam o tecido social, numa espécie de panfagia a que ninguém parece ter ficado incólume; o colapso de uma moralidade asseada, irrompendo, em seu lugar, uma postura danosa do bem-estar comum; as atribuições de um parlamentarismo sensaborão, o novo-riquismo dos ministros, as derrotas da selecção nacional de futebol, ou ainda a crítica literária acocorada, submissa e louvaminheira».

in Prefácio de Almiro Lobo


_________________________________________________________
HAWU-HAWU Uma Aventura na Selva

Hawu-Hawu tinha organizado um grupo de rapazes e raparigas, dos mais robustos e espertos... E, porque consultar os mais velhos já é saber metade, a rapaziada submetera-se durante algumas semanas antes da data de partida a vários ensinamentos sobre caça e outras artes de sobrevivência.
Naquela madrugada, depois de tomarem as vacinas medicadas pelos nhangas, armaram-se de lanças e fisgas e, de sacolas a tiracolo, partiram.
Com eles seguiam oito burros de carga e um pato que a velha Malagwe, à última hora, confiou a Hawu-Hawu, dizendo: «este será o teu terceiro olho».
Partiram no meio de um rumor macabro: um misto de lamentações e soluços dos seus progenitores.
Iam, pobres garotos, de encontro à mais fantástica e perigosa das aventuras!...
Excerto do livro. 


BIOGRAFIA 
Pedro Sansão Muiambo nasceu em Dezembro de 1972, em Maputo. Desde cedo teve inclinação para as letras, tendo frequentado em 1991 o Curso de História da Literatura Portuguesa, promovido pela Faculdade de Letras da UEM e pelos Serviços Culturais da Embaixada Portuguesa em Maputo; no mesmo ano, frequentou o 1.º Curso das Literaturas Africanas (Centro Cultural Franco-Moçambicano) e, em 1998,  o curso de «Giornalismo e Narrativa» da Itália; além de outras valências de índole económica e fiscalidade.
Em 1999, publica o seu primeiro livro intitulado Bestiário – uma colectânea de escritos de humor e sátira - pela Editora Ndjira, em 2000, publica Hawu-Hawu, Uma Aventura na Selva, sua primeira incursão pelo mundo da literatura infanto-juveni, obra também editada pela Ndjira. De seguida publica seu segundo livro infanto-juvenil, O Conselho dos Anciãos, em 2003.

A sua colectânea de contos A Última Côdea, obra conjunta  com poéticas de Eduardo White e Guita Júnior, foi seleccionada para representar Moçambique na fase final do Prémio PALOP do Livro em Língua Portuguesa. No mesmo ano, a editora portuguesa Campo das Letras edita o seu primeiro romance  A  Enfermeira de Bata Negra.

Pedro Muiambo foi colaborador de vários jornais e revistas de Moçambique e do exterior (Itália e Brasil).




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails