terça-feira, 6 de abril de 2010

Actividade artistica de Naguib

No mesmo período sucederam outras colectivas no estrageiro: Portugal, Alemanha, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Itália, EUA, Espanha, Zimbabwe, Angola e África do Sul.
Individuais da CPLP, em Lisboa, Portugal, no Museu da República e Resistência em Lisboa, Portugal, e uma marcante mostra na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, EUA.

Naguib é fundador
      _da FDC (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade), Maputo;
      _da ASEM (Association en faveur de léfant Mozambicain), Beira;
      _do Movimento dos Artistas Contra a Pobreza PNUD, Maputo;
      _de 1 Artista 1 Gesto (Humamização dos Hospitais), Maputo;
      _da REM (Rede Empresarial Moçambicana para África Autral World Bank);
      _e proprietário do Espaço Artístico
Naguib tem hoje obras de arte em exposições permanates no MUseu Nacional de ARte em Maputo, as suas obras podem sre vistas na Assembleia da República de Moçambique, no Palácio da Presidência da república, palácio da Procuradoria-Geral da República, gabinete do PrimeiroMinistro, Minitério da Educação e Cultura, Ministrério da Saúde, Tribunal Administrativo, BIM ( Banco Internacional de Moçambique), entre muitíssimas instituições nacionais.

No estrangeiro poderá vê-lo no Vaticano, Assembleia da República Portuguesa (portugal), Museu da República e Resistência (portugal), na Sede das Nações Unidas (Nova Iorque, EUA), FundaçãoFord (EUA), Sede do P.S. Democrática (Suécia), Universidade de Trieste (Itália), Matombo Gallery (Zimbabwe), Sede do Comité Internacional da Cruz Vermelha (Suíça) e em diversas colecções privadas.

Em 1998, Naguib recebeu a ordem Honorífica do Gru de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio.

Em 2003, Nagui recebeu a ordem honorífica de Grau de Cavalieiri de La República pelo Primeiro -Ministro da Itália, Dr. Sílvio Berlusconi.
Biografia incomleta para um artista que promete mauio mais...
-----------------------------------------
Prof. Dr. Calane da Silva
(escritor)
Professor da Universidade Eduardo Mondlane

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails