terça-feira, 6 de abril de 2010

AMOR SILVESTRE


A escrita de Manjate é ela mesma silvestre no sentido em que explora com a força de uma outra natureza o chão da alma moçambicana.

São breves mais intensos, verdadeiros instantâneos que captam os conflitos e as tenções do quotidiano em Moçambique. Escrita às vezes dolorosa, às vezes esperançosa, realista mas sempre carregada de poesia. O autor brinca com a solenidade dos mitos e coloca-os a passear no quintal da Malanga, a rezar esperas no Bazuca, a investir esperanças na baliza do Maxaquene.

As histórias do Majate vão celestiando os nossos olhos de leitores, incapazes de ceder à tentação de cumplicidade na invenção de um país em que nem tudo a chuva levou.



______________________
(...) Sentado na mafurreira, centro do mundo, Ndhavene toca viola de lata de azeite. No mi insustenido acaricia a miséria toda com as suas falangetas, a melodia entra no compasso do pilão de zero amendoins marcado pelas mamanas lá em casa. Enquanto isso, mãos excedentárias namoram a terra virgem. A chama acesa dos seus olhos viola o futuro no jogo de ncuva. Gangiçam pedrinhas e areias em cada volta ao mundo, phà! Um, dois! Enquanto o nthònthònthò na garganta pressagia a morte lenta, dzomu! dzomu! até ncancular a vida.

A alegria interior é rasteira(...). O sinal abre-se: na Malanga, as rodas de amor derrapam pelos becos dos quintais fardados de caniço.

-Ao mê-dio naufragamos no suor... apetece-me dizer ao patrão: Patrão, gota-a-gota do meu suor, não vais fazer poço nenhum, rio já eu era.

- E eu Monasse? Cá em casa amarro a capulana e sonho uma reza para a monarquia da nosssa pobreza.

A bola de vusvà com magumba finta os intestinos.

-Monase, estás ouvir? Ndhavene não pára tocar viola dele?

-Já são as cordas a tocarem seus dedos.

-Eu acredito aquelas cordas, dia após noite, estão a construir jantar para nosso coração.

 Eh, Ndhavene não pára, toca até envergonhar-se a pobreza na marrabenta; viola de lata de azeite toca o azeite que não chega a Malanga. Toda a noite, toca o amor na dança das ondas do caniço e maderazinco.

- Malindane, coração do amor que é o amor é dois.
Gangiçam-se no sorriso do vento que os carrega na nkulunguana e amarram capulana. Quer aonde quer!

 (...)Entanto, o diapasão de todas as marrabentas da viola de lata de azeite do Ndhavene, sentado na mafurreira, centro do mundo, toca mil hossanas e pede por nós dez mil pedidos humildes de alegria.

-----------
Excerto do conto «Amor Silvestre»


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails