terça-feira, 6 de abril de 2010

A DENÚNCIA

__________________________________________________________

Poucos são os relatos do nosso mais recente passado. É como se evitássemos o registo escrito de uma memória que, por não ser nomeada, não é ainda sentida como nossa.

O que Juvenal Bucuane faz nesta Denúncia é revisitar esse período de mudanças e colocar um simples operário perante a engrenagem da dominação. Nesse confronto entre um homem e um sistemas de desumanização, surge esta novela que se destina não a culpabilizar fantasmas, mas a apreender melhor a nossa actualidade. Como Bucuane diz na dedicatória do livro, trata-se de educar os nossos filhos a «amar verdadeiramente a Pátria e os homens que a ergueram do chão». Este breve texto é uma visita a esse chão onde outros homens prosseguem na luta pela dignidade e pela verdade. 

Uma viagem sem pretensões literárias pelo universo do racismo, da inveja e da mentira. Uma súbita iluminação sobre um período histórico que alguns, agora, pretendem branquear. Tal como na sua poesia, Juvenal Bucuane mantém a sua proposta, a sua convicção: contra o envenenar da esperança só o amor pode actuar como antídoto.

Mia Couto

BIOGRAFIA
Juvenal Bucuane nasceu no Xai-Xai em 1951. A sua produção repartida entre a poesia e a prosa. Encontra-se dispersa em vários jornais, revistas culturais e antologias nacionais e estrangeiras. Publicou os seguintes livros: A Raiz e o Canto (1985) e Requiem: Com os Olhos Secos (1987), ambos de poesia. Em 1989 publicou, em prosa, Xefina e O Segredo da Alma. Em 1992 deu à estampa um novo volume de poemas, Limbo Verde (1992) e Kumbeza (1997).

Em 2005, a propósito da passagem dos seus 20 anos de publicação de obras literárias, lançou simultaneamente dois livros, um em poesia, Epicentro e outro em prosa, Sal da terra - Histórias do Nosso Chão.

Juvenal Bucuane foi Director e Secretário Administrativo da revista literária Charrua (1984) e é membro efectivo da Associação de Escritores Moçambicanos - AEMO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails